Imagem capa - MC XUXU, A RAINHA JUIZ-FORANA por House Of Raabe
Juiz de Fora

MC XUXU, A RAINHA JUIZ-FORANA

Travesti, Preta e Periférica... Uma das pioneiras à atingir notoriedade nacional, Cidadã Benemérita, dona de um bloco de Carnaval, hits emplacados, idealizadora de um projeto social, Karol Vieira, ou Mc Xuxu é a nossa convidada da vez!

Para quem não sabe, Xuxu é uma das figuras mais presentes em nossos eventos, desde a primeira Ball realizada, sempre disposta a nos ajudar e ajudar artistas juiz-foranos.

Nascida em Juiz de Fora, Xuxu iniciou sua carreira na música através do rap, mas foi com o Funk que ela se viu atingindo outros lugares, como, por exemplo, estar em programas de TV, lançar um álbum incrível contando sobre suas realidades e se consagrar como a Rainha de Juiz de Fora.

Recentemente, Xuxu teve sua conta do Instagram desativada, sem ao menos uma explicação do ocorrido, e se viu impedida por um momento, em prosseguir com a propagação de seu trabalho, visto que o alcance e todo esforço, trabalho e dedicação, estava centralizado na principal plataforma de exposições de trabalho atualmente. Com isso, acabou criando uma nova conta ( @mcxuxureal )  para se reerguer e assim continuar,.

Separamos aqui alguns feitos históricos da nossa convidada para que você possa acompanhar e entender um pouco o tamanho da nossa admiração.


Em 2009, MC Xuxu lançou seu primeiro clipe “Pantera cor de rosa”, simples e sem o nível de produção que veio a atingir depois. O clipe que foi gravado no centro de Juiz de Fora trás em sua letra e batida a essência da cantora no Hip Hop, o clipe conta mais de 500 mil visualizações e um feito histórico, ainda no ano de 2009, o clipe rendeu a indicação na categoria Web Hit, da VMB (Video Music Brasil) da MTV.


Em 2013 MC Xuxu se viu como um dos Hits da internet com a música intitulada como “Um Beijo”, somando mais de 2 milhões de acessos, a cantora surgiu mandando um beijo para o DJ, um beijo para o MC, um beijo para quem é do bem e o icônico "BEIJO PARA AS TRAVESTIS". O primeiro clipe produzido conta com, além do refrão chiclete, trocas de figurino e uma coreografia marcante, o que levou a se apresentar em programas como o Programa da Eliana, no SBT e no programa Esquenta, apresentado por Regina Casé, na Globo.

Levando sempre uma pegada de humor junto com a militância em suas composições, Mc Xuxu continuou se destacando emplacando outros sucessos como “Bonde das Travestis” e “Meus Desapegos”.


Cidadã Benemérita de Juiz de Fora

Sim, Mc Xuxu foi consagrada pela Prefeitura de Juiz de Fora com um título de Cidadã Benemérita, através do reconhecimento de toda a sua luta e história representativa. De acordo com a Lei e a proposta apresentada em 2017, Xuxu é sinônimo de superação, exemplo e orgulho para toda a comunidade LGBTQIA+, esse título acabou rendendo e participando de outras histórias (que vamos falar mais pra frente) e até uma nova composição, o funk da BE-NE-ME-RI-TA, Benemérita.




Nascida na comunidade do Santa Cândida (Candinha), a cantora sabe muito sobre a importância e o papel que a Arte exerce no nosso cotidiano. Vindo de uma realidade onde a mídia hegemônica estereotipa as comunidades e periferias, um dos trabalhos realizados pela cantora é um projeto social voltado para crianças e adolescentes, no qual oferece aulas de dança e bate-papos totalmente gratuitos e dentro de um espaço cedido pela própria comunidade.

Xuxu sempre enfatiza o valor de sua comunidade e o quanto ela é importante para a sua trajetória, sendo inclusive cenário de um dos seus videoclipes intitulado “Eu fiz a Chuca”.


Alcançando mais espaços, em 2018, MC Xuxu realizou trabalho junto com a maior equipe de Funk da atualidade, o Kondzilla. Sendo a primeira mulher Trans a ter uma música no canal com mais de 60 milhões de inscritos, a faixa é uma parceria com o cantor Caio Dias, intitulada “TransPiração”, o clipe conta com uma estética bem alegre e colorida, se passando por uma feira de hortifrúti, com muita representatividade e dança, além da batida contagiante. O clipe soma mais de meio milhão de visualizações.


                 



Quando se trata de trabalhos visuais e inspirações em seus clipes, MC Xuxu tem uma bagagem bem cheia. Além dos já citados, os clipes da cantora são marcas registradas de uma identidade reflexiva, desde quando se propõe a ir para uma igreja vestida de noiva para um casamento lésbico enquanto a letra da música é simples e direta “seja quem você quiser e se ame em primeiro lugar”, ou quando se reúne com diverses bailarines em frente ao maior teatro da cidade e desfila no calçadão com uma faixa presidencial cantando um simples “Cuida do Seu” ou então quando resolve ir para a feira mais importante da cidade, explorar da sensualidade enquanto o “Funk do Mamilo” parceria com NatyBaby, ensina para todes que “Se ela quiser você chupa, se ela não quer evapora”.


“TÔ NO COMANDO” , assim como na letra de sua música “Bonde das Travestis” a Rainha tá no comando. Dessa vez, junto com o seu canal no youtube, semanalmente Xuxu contava através de vídeos sobre as suas vivências, compartilhava suas histórias e opiniões sobre diversos assuntos importantes como, por exemplo, a retificação do nome, estimativa do tempo de vida de uma travesti, genocídio da juventude negra, entre outros. Além de compartilhar sua arte, Xuxu sempre usou de suas redes sociais como forma de conscientização para a sociedade, usando mais uma voz da sua voz como uma “arma”.


Lembra quando falamos que o título de Benemérita para a nossa rainha faria parte de outras histórias também? Pois é, eis que em 2019 surge a primeira edição do Bloco da Benemérita. Consagrando se como um dos blocos mais aguardados da programação carnavalesca de Juiz de Fora, o bloco que até então teve somente duas edições, já se tornou uma marca registrada de alegria, diversão e representatividade na cidade, isso porque Xuxu sempre faz questão de dividir esse momento com diversos artistas ao convida-los para se apresentar ao palco nesse dia especial.

O Bloco, sempre lotando a principal praça do Centro da cidade, conta com os mais variados artistas, desde cantores, Djs, Bailarines, presenças de rostinhos conhecidos do público como Cariucha (a musa da laje e bonita pra caramba) e a drag Suzy Brasil.








No dia 29 de Janeiro de 2018, Dia Nacional da Visibilidade Trans, Mc Xuxu lançou seu primeiro álbum de estúdio intitulado “Senzala”. O álbum que é composto por 10 faixas, retrata sobre a vida da travesti, preta, periférica e artista independente carregando em suas letras fortes a reconstrução de sua persona enquanto sobrevivente dessa sociedade.

O álbum conta com participações de artistas locais como Ingoma, Caetano Brasil, Jovem Saga e RT Mallone além das também cantoras Danny Bond e Pepita. Para o lançamento de seu projeto, foi disponibilizado uma vaquinha online para cobrir com os gastos existentes. A mobilização, no entanto, não foi o suficiente e, com isso, Xuxu se viu mais uma vez como protagonista do seu próprio corre.

Graças a muita luta e dedicação, a cantora conseguiu colocar o seu primeiro álbum na rua e fez com que ele chegasse a ser reconhecido pela DEUSA Elza Soares.




Em 2020, chegou ao serviço de streaming da Netflix, o filme “Alice Junior” e, com ele,  Mc Xuxu tem mais um motivo para se orgulhar em sua carreira: sua música "Um Beijo" faz parte da trilha sonora de um filme reconhecido e premiado Nacionalmente e Internacionalmente, no catálogo de uma das maiores plataforma de streaming da atualidade.

O filme que é estrelado pela atriz Anne Mota, está longe de ser mais uma comédia romântica adolescente. A trama conta a história de uma garota trans e seu primeiro beijo, no desenrolar de toda a sua vivência durante fase escolar. 






Redação e Supervisão Editorial: Caroline Frizeiro e Karoline Lima (Raabe).

Escrito por: Junin Raabe