Imagem capa - Lançamento: Bruxa Cósmica - Boicote por House Of Raabe
MúsicaLançamentoEntrevistaVogue na Cultura Pop

Lançamento: Bruxa Cósmica - Boicote

Muitas pessoas da Ballroom conhecem a Bruxa Cósmica como Mother da Casa de Cosmos, Princess da House of Xtravaganza desde 2020, ou pelo título de primeira Legendary Mainstream nomeada da América Latina pelo Icon José Xtravaganza, seu Father, além de suas performances marcantes dentro das Balls, e fomentadora da Cultura Ballroom no Rio de Janeiro desde o evento “Conferência das Bruxas” ocorrido em 27/05/16. Mas e a Bruxa Cósmica “cantora”, onde isso se inicia? 

Vikky, a Bruxa Cósmica, sempre sonhou em ser multiartista e a música faz parte da sua vida desde criança, acostumada a cantar junto com seu pai, em casa ou na igreja, aos 10 anos de idade já fazia suas próprias composições.
Em certo momento existiu um rompimento com a igreja e, por consequência, acabou se afastando da música, mas em 2017/2018 ela voltou a escrever e compôs "Céu Vermelho", sua primeira canção lançada. A produção começou a ser finalizada em 2019 mas, por conta do início da pandemia em 2020, houve uma mudança de planos e, como uma forma de nascimento e reencontro, foi lançada em uma data especial, o dia do seu aniversário.




Já "Boicote" sua atual música de trabalho, foi escrita em 2019. A faixa é um manifesto subversivo e transgressor e dá voz à luta LGBTQIA+, ao corpo político e à ininterrupta perseguição aos grupos trans e homoafetivos.

A House of Raabe conversou com ela e com a equipe do clipe para entender o processo de construção do single e do clipe. 

A música é uma parceria com Luky, Father da House Of Império. Em 2017, Lyrio, seu produtor, resgatou algumas vozes gravadas por Luky em 2017, que dialogavam com a energia que Boicote e acrescentaram o drama que a música precisava.

No meio disso, ela começou a criar o roteiro do clipe, que passou por várias alterações até que Vikky se sentisse realizada com a mensagem proposta, o que fez com que as locações, figurinos e estética se conectassem de uma forma mais natural.

Sendo bem desafiador, por circunstâncias da pandemia, tudo foi feito de forma reduzida e com álcool em gel em mãos, e máscara a todo momento no set. O clipe foi gravado em 3 dias e contou com 3 cenários diferentes: Mercadão de Madureira (famoso ponto comercial popular do Rio de Janeiro), um Ferro Velho e cenas na UFRJ.

Todos os elementos são marcantes.  Dos figurinos, todos assinados por Bruxa Cósmica, aos elementos cênicos, como a parede pixada "Boicote", um piano virado de lado, um tanque, um pedaço de avião enferrujado, e a cobra na loja. Todos sendo utilizados para performances de resistência representando a cena ballroom.


"Então, foi meio que uma loucura, pois eu estava longe, estava no meu Ilê Asé, e aí alguns dias antes, Vikky me mandou mensagem, me convidando para participar do videoclipe (O áudio já estava pronto).
E aí foi uma correria, porque tive que descer para o Rio para pegar os figurinos e ir pro set de gravação. Chegando lá o cenário era incrível, a produção estava perfeita, eu já me senti bem! Estava bem nervoso por essa questão de tempo sabe, de chegar correndo e tals... Mas a energia foi a mais bafo e foi o que me acalmou! Eu já esperava muito que ficasse "por tudo" esse clipe, pois o cenário servia muito, sabe. E os artistas que estavam compondo, foi a cereja do bolo. Graças aos Deuses deu tudo certo e hoje o clipe está no ar, da forma que eu esperava: perfeito e impecável.
Eu espero que a cena ballroom goste bastante do resultado e da música.
E digo mais, não para por aí"
. - Luky Roh




                    (Fotos por Raul Cathiard)


A estética bélica do vídeo é para dar ênfase aos “guerrilheiros da arte” representada no elenco, começando por PatFudyda (Kiki House of Mamba Negra) aparece com um véu vermelho representando o abre caminhos, "uma energia espiralada, furando o espaço através do "runway" e dessa densidade espiritual, de exu à pomba gira juntos, como a madame satã".

O elenco ainda conta com Juliette (Mother da Casa de Cosmos) e Gabriel (Kiki House of Mamba Negra) no balé, Bassetuda (Madrinha da House of Império), Makayla (Mother na Kiki House Império) e as Irmãs Brasil, Vini e Vitória Cosmos (gêmeas da Casa de Cosmos), cada uma com sua performance e identidade em superação e vitórias alinhando suas conquistas as batalhas, resistindo e existindo sem desistir.


                     (Fotos por Raul Cathiard)



A filmagem e edição foi feita pelo Augusto Follmann, Father da House Of Harpya que também se reinventou durante a pandemia e está se dedicando ao oficio do audiovisual, e criando trabalhos incríveis como esse:



Augusto falou conosco sobre o processo:

"Vikky um dia estava na rua comigo e me convidou para fazer o clipe, falou para mim que só eu conseguiria desenvolver as ideias que ela tinha em mente, por eu conhecer ela, por eu ter vivenciado muitas coisas com ela, em questão de arte e comunidade ballroom. Somos irmãos! A gente fez muitas reuniões, sempre em contato um com o outro... A gente não sabia o que iria sair, mas estávamos colocando toda a nossa vontade pra fora, tudo que a gente deseja no clipe.

Assim chegamos muito bem preparados para a gravação.

A gente produziu de uma forma muito linda, a gente tinha blocos de coreografias, a gente tinha blocos de improviso, a gente tinha blocos que a gente nem sabia o que a gente iria fazer na hora, mas que a gente descobriu. Por exemplo, teve uma cena que ela (Vikky) estava cantando dentro do avião com um reflexo, que na hora a maquiadora Marina Azevedo pegou e criou aquela cena com a gente, sabe? Então, todo mundo estava disposto a fazer com que esse clipe acontecesse de uma forma incrível, e aconteceu".



"Foi maravilhoso, sou muito fã do meu irmão e a capacidade que ele tem de me entender, gera um espaço de confiança entre nós, ele trouxe olhares fundamentais pra trazer movimentos de cena e intenções. Após produção, cor, cortes, tudo", elogia Vikky.


Após a gravação, Augusto se reuniu com Vikky e Karina Villafan, assistente de direção, para selecionarem todas as imagens para a edição, que se deu através de um roteiro em formato de áudio gravado por Vikky, de forma que o clipe ficasse do jeito que ela idealizou.

Depois dos dois meses de pós-produção, nasceu Boicote.


"Estou muito feliz Boicote é a subversão no sistema que tenta nos boicotar todos os dias, é pegar a liberdade de volta e o poder pra ser quem se é sem medo.", finaliza Bruxa Cósmica. 


O clipe foi divulgado para o público ontem, dia 27 de maio, e você pode assistir abaixo:



Ah, temos um spoiler: Bruxa Cósmica ainda tem 3 singles para lançar, incluindo um novo feat.

E aí, qual será a próxima parceria, algum palpite? 



Ficha técnica “Boicote”: 

Música: 

Composição: Bruxa Cósmica Chant: Luky Roh Produção musical, mix e master: Lym 

Videoclipe: 

Direção geral: Bruxa Cósmica Produção: Bruxa Cósmica, Karina Villafan, Lauis Macedo, Mustaj, Felipe Karrete 

Assistentes de direção: Augusto Follmann e Karina Villafan 

Filmagem e edição: Augusto Follmann 

Stylist: Bruxa Cósmica Figurino: Bruxa Cósmica e Bassetuda 

Beauty: Marina Azevedo 

Coreografia: Bruxa Cósmica 

Assistente de coreografia: Bassetuda 

Performers: Father Luky Roh Império Revlon, Gabriel Mamba Negra, Patfudyda Mamba Negra, Mother Juliete Cosmos Ninja, Irmãs Brasil: Vitória Cosmos Xtravaganza e Vini Cosmos Xtravaganza, Legendary Mother Makayla Revlon Império 

Realização: Legendary Princess Vikki Xtravaganza

____________________________________________________________________________________________

Editorial

Redação e Supervisão Editorial: Caroline Frizeiro e Karoline Lima (Raabe).

Texto: Karoline Lima e Junin Raabe